Itaú gerencia endomarketing com Salesforce

This is some text inside of a div block.

Projeto da Gentrop contempla mais de 92 mil colaboradores da instituição financeira.

O Itaú Unibanco adotou a plataforma Marketing Cloud da Salesforce, usada para a gestão sincronizada da publicidade, vendas e atendimento do cliente, em um projeto implementado pela Gentrop, parceira da gigante de CRM.

A ferramenta inclui soluções integradas para gerenciamento da jornada do cliente, e-mail, dispositivos móveis, redes sociais, personalização da web, publicidade, criação de conteúdo e análise de dados para abranger todas as interações com os clientes internos ou externos.

Segundo o Itaú, o banco se tornou a primeira empresa a usar a ferramenta como uma plataforma de endomarketing, direcionada aos mais de 92 mil colaboradores da instituição nacionalmente.

Antes de adotar a solução, a companhia contava com uma plataforma desenvolvida internamente pelo seu time de tecnologia para as campanhas de comunicação interna. Após uma avaliação, optou por suspender seu uso e foi atrás de outra opção.

De acordo com a empresa, o objetivo do projeto era desenvolver uma comunicação eficiente e assertiva para gerir o relacionamento com os funcionários e garantir um maior índice de satisfação.

A equipe da instituição optou, então, por outra solução que apresentou uma série de problemas em poucos meses. Entre eles, estavam a perda de campanhas e dados de envio, a indisponibilidade de uso e outros erros que impactavam diretamente a performance e a análise dos resultados.

Após encontrar a plataforma da Salesforce, o banco decidiu contar com uma consultoria especializada para implementar a solução, chegando à Gentrop. Nesse processo, a adoção da ferramenta levou três meses para ser finalizada.

Segundo o Itaú, o novo projeto alcançou máxima eficiência, permitindo que as áreas contempladas por ele trabalhassem com dados reais e insights relevantes para o sucesso da operação.

Anteriormente, a entrega de comunicações para os colaboradores levava cerca de três  horas. Hoje, a mensagem é entregue para todos em menos de uma hora.

“Nosso endomarketing teve muitos ganhos em termos de entregabilidade. Sabemos quem recebeu, quando abriu a mensagem, quando clicou. É muito útil durante a análise de dados para a tomada de decisões estratégicas”, conta Cristine Maeda, coordenadora de inteligência de dados do marketing do Itaú.

Conforme o banco, a análise dos dados provenientes dos resultados dessas comunicações passou a ter mais consistência e tratamento oficial.

A ferramenta também permitiu que o Itaú tivesse uma visão unificada do público interno, usando dados e inteligência artificial para melhorar os níveis de interação, criar engajamento em tempo real, mensurar e analisar o desempenho das iniciativas de marketing.

Hoje, com 65 milhões de clientes, o Itaú possui cerca de 100 mil colaboradores, 4,7 mil agências e 47,5 mil caixas eletrônicos no Brasil, além de estar presente em outros 17 países.

Já a Gentrop está desde 2016 com operações no Brasil, desenvolvendo soluções principalmente com as plataformas da Google e da Salesforce.

Entre os seus clientes, estão Tribunal Superior do Trabalho (TST), Hub HR Thinking, LIQ, Braspress, Grupo Super Nosso, Estapar, Certisign, B Brands e Basico.com.

Texto originalmente publicado na coluna da Baguete

Quer saber mais?

Descubra como as soluções da Gentrop podem transformar o seu negócio e impulsionar sua jornada de inovação. Entre em contato conosco e leve sua empresa para o próximo nível.


Quer acompanhar as últimas novidades e insights exclusivos sobre inovação e tecnologia?

Siga a Gentrop no LinkedIn e no Instagram para mais conteúdos e atualizações imperdíveis.

Cases relacionados

Ver todos os cases